No estado, 211.218 pessoas seriam afetadas por morarem em áreas de risco, correspondendo a 3,4% da população. No país, as 1,9 mil cidades de risco concentram mais de 8,9 milhões de brasileiros, o que representa 6% da população nacional.
Publicado em abril deste ano, o levantamento ampliou em 136% o número dos municípios considerados suscetíveis a desastres. Em 2012, o governo havia mapeado 821 cidades em risco desse tipo, sendo 39 no Ceará.
O estudo foi coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República. O levantamento foi solicitado pelo governo em razão das obras previstas para o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que prevê investimentos em infraestrutura em todo o país.
A nota técnica do estudo faz uma série de recomendações ao Poder Público para minimizar os danos dos desastres futuros, como a ampliação do monitoramento e sistemas de alertas para risco relativos a inundações, a atualização anual desses dados e a divulgação dessas informações para todas as instituições e órgãos que podem lidar com o tema.
Para conferir a lista de cidades, acesse:
👇
educacao.cemaden.gov.br/midiateca/ nota-tecnica-no-1-2023-sadj-vi-sam-cc-pr/.
(Repórter: @ellyabebrasil / Texto: Jornal Jangadeiro)
👉Repost @portalceara24horas
0 Comentários